Realidade das Farsas: Os Illuminati

24/10/2013 20:12
Editora Globo
TUDO VÊ: O Grande Selo dos Estados Unidos, com a pirâmide inacabada e o olho, já foi associado à maçonaria e aos Illuminati
 

Illuminati, (plural do latim illuminatus, "aquele que é iluminado"), é o nome dado a diversos grupos, alguns históricos outros modernos, reais ou fictícios. Mais comumente, contudo, o termo "Illuminati" tem sido empregado especificamente para referir-se aos Illuminati da Baviera, uma sociedade secreta da era do Iluminismo fundada em 1 de maio de 1776. Nos tempos modernos, também é usado para se referir a uma suposta organização conspiracional que controlaria os assuntos mundiais secretamente, normalmente como versão moderna ou como continuação dos Illuminati bávaros. O nome Illuminati é algumas vezes empregue como sinónimo de Nova Ordem Mundial. Muitos teóricos da conspiração acreditam que os Illuminati são os cérebros por trás dos acontecimentos que levarão ao estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial, com os objetivos primários de unir o mundo sob uma espécie de tirania global.

Já estariam esquecidos, não fosse a Revolução Francesa (1789). O clima no país era hostil à autoridade eclesiástica, e muitos prelados fugiram. Um deles, o jesuíta Augustin Barruel, se pôs a ruminar sobre as causas da revolução. Alguém havia manipulado as massas! Quem? A resposta: os maçons, secretamente dominados pelos Illuminati.

A hipótese ficou popular. O escocês John Robinson publicou, em 1798, um best-seller que fez crescer o mito do poder dos llluminati. No século 20, a historiadora inglesa Nesta Webster defendeu que eles orquestravam uma revolução comunista global. Depois da Segunda Guerra Mundial, autores ligaram os Iluminados à criação da ONU e à iminente chegada da Nova Ordem Mundial.

Não há prova de que os Illuminati tenham sobrevivido a 1785. Weishaupt morreu um acadêmico medíocre. Hoje, o nome é reivindicado por sociedades “secretas”, citado em teorias conspiratórias delirantes e em obras de ficção, de Umberto Eco a Dan Brown.